Celebrar um casamento em casa

Fotos dos noivos em casa

Existem algumas vantagens e desvantagens quando se decide fazer um casamento em casa. Quer gostassem de celebrar o casamento na própria casa ou na casa de familiares, ou até porque pretendem uma recepção mais acolhedora, um casamento em casa pode trazer vantagens e desvantagens. Descubram algumas delas.

Vantagens de um casamento em casa

Poupar dinheiro

Ao realizarem um casamento em casa pouparão dinheiro no aluguer do espaço e nos custos extras que poderão estar incluídos, como se pretenderem ter uma recepção que dure até mais tarde. Para além disso, também conseguirão marcar a recepção para o dia que mais convier, sem terem de se preocupar em reservar o espaço – por vezes com mais de um ano de antecedência.

Todos saberão onde se dirigir

Especialmente se o casamento for mais íntimo, com menos convidados, certamente que todos os convidados saberão onde fica a casa dos noivos. Desta forma poderão despreocupar-se com o facto de terem de transmitir aos convidados o local, bem como mapas e coordenadas. Na realidade, é tudo mais fácil.

Não há limitações

Ao alugarem ou marcarem um local para a recepção do casamento terão de se reger pelas regras do local. Muitos locais não têm espaço para cerimónia, têm de fechar a uma hora específica, ou têm restrição no tipo de decoração... Em casa, as restrições não existem, e se quiserem ter o vosso animal de estimação presente, porque não?

Segurança maior

Se pretendem celebrar o casamento até mais tarde, numa festa pela noite fora, onde os convidados ingerem álcool, o ideal é terem a hipótese de ter alguns convidados a pernoitarem no mesmo local. Desta forma, evitarão que eles conduzam depois de terem bebido.

Desvantagens de um casamento em casa

Convidados a horas menos apropriadas

Se pretendem passar a noite de núpcias também em casa, então preparem-se para no dia seguinte terem de lidar com alguns convidados que ficaram com vocês, ou com familiares a fazerem visitas pela manhã, para saberem como estão – e normalmente nesta manhã ou estão de ressaca ou estão com vontade de estar bem a sós.

Acidentes acontecem

Não esperem que não existam acidentes, porque sempre que um grupo de pessoas se reúne para festejar algo, há sempre acidentes, por isso, preparem-se para eles. Removam as carpetes, forrem os sofás brancos, retirem as porcelanas e todos os elementos mais suscetíveis. Se consideram que não são capazes de lidar com este tipo de situações, então o ideal será esquecerem um casamento em casa.

Há que cuidar da limpeza

Ao celebrarem o casamento noutro local, não terão de se preocupar com a limpeza ou com a arrumação. Se pretenderem ser vocês a arrumar tudo, então preparem-se não só para o cansaço mental, como também para o físico. Depois do último convidado se despedir, ficará para trás um monte de trabalho para fazer. Claro que podem sempre contratar uma empresa de limpeza para o fazer, e deixarem isso de lado.

A sua votação: