Como evitar o stress da contagem decrescente para o casamento

Noiva sentada na cama a relaxar

O casamento é um marco muito importante na vida de qualquer pessoa. Representa a oficialização do amor entre duas pessoas, perante a sociedade e aqueles que lhes são mais queridos. A sua concretização implica, na maioria das vezes, a realização de um grande número de tarefas, entre as quais, a organização de toda a burocracia necessária, a escolha da igreja e do local da recepção, a preparação dos convites, a contratação de um fotógrafo e a escolha do vestuário ideal.

Uma vez que o casamento implica grandes preparativos e dada a importância que o mesmo apresenta para os noivos, ocorrem, muitas vezes, situações de stress que antecedem o grande dia. Essas situações podem ser manifestadas através de ansiedade, irritação, sensibilidade, comer de mais ou de menos, medo, insónia ou até mesmo pesadelos. Saiba como evitar o stress pré-casamento!

Motivos para os noivos não ficarem demasiado nervosos

Apesar do stress ser normal dadas as circunstâncias, existem diversos motivos pelos quais os noivos devem manter a calma e sentir-se confiantes:

  • O dia do casamento é bastante importante, pelo que deve ser aproveitado ao máximo e não deve ser desperdiçado ou estragado com pormenores sem significado.
  • A preparação de um casamento é feita ao longo de muito tempo e, na maioria das vezes, com alguma calma. Por isso, uma festa bem planeada – e com antecedência – é o passo mais importante para que tudo corra bem.
  • O casamento é uma data importante não só para os noivos, como para os familiares mais próximos, pelo que na eventualidade de alguma coisa falhar, não estarão sozinhos. Haverá sempre alguém com total disponibilidade para ajudar.
  • Para além dos pontos anteriores, é importante frisar que mesmo que haja alguma coisa que corra mal as consequências nunca serão catastróficas, afinal os noivos estarão acompanhados por pessoas que lhes querem muito bem.

Dicas para manter a calma antes do casamento

Apesar de existirem muitos e bons motivos para que os noivos mantenham a calma antes do casamento, a ansiedade e o stress são, por vezes, de tal forma elevados que por mais que se arranjem justificações para os diminuir, o mesmo pode não acontecer. Sendo assim, existem algumas dicas que podem ser utilizadas para que o grande dia chegue sem nervosismos exagerados. Dentro dessas dicas, destacam-se as seguintes:

  • Jantar fora com amigos: nada melhor que uma saída com amigos para levantar o ânimo e esquecer o stress pré-casamento. Os amigos e a sua preciosa companhia, serão fundamentais para que os noivos se sintam bem com eles mesmos e como tudo aquilo que vem aí.
  • Passear com a cara-metade: para aumentar os níveis de relaxamento, os noivos podem sempre fugir do stress, dando um passeio à beira mar, junto à praia, ou até mesmo fazer um piquenique num jardim – duas propostas com resultados muito bons.
  • Praticar exercício físico: a prática de exercício físico é um contributo bastante positivo no que toca a eliminar o stress do dia-a-dia. Correr, caminhar ou ir ao ginásio permitirá diminuir a ansiedade naqueles dias mais stressantes que antecedem o casamento.
  • Massagem de relaxamento: uma boa massagem tem inúmeros benefícios físicos, psicológicos e emocionais. Juntos ou em separado, a verdade é que os noivos vão sair da massagem a sentirem-se mais leves e descontraídos.
  • Cuidar da alimentação: é importante realizar uma alimentação adequada, principalmente nos dias antes do casamento. Ingerir alimentos como alface, arroz integral e banana terão um contributo fundamental para aumentar a sensação de bem-estar.
  • Evitar o café: o café pode aumentar a ansiedade, a agitação e contribuir para noites mal dormidas – e tudo isto pode potenciar ainda mais o nível de stress dos noivos. Por isso, se o café tiver este efeito em si, é importante evitar o seu consumo, principalmente nos dias mais próximos do casamento.
  • Reservar um tempo só para si: será bom que cada um dos noivos reserve um tempo só para si, para que possam relaxar tranquilamente e fazer o que mais gostam. Ler um livro, descansar no sofá a ver um bom filme, meditar ou tomar um banho relaxante podem ser boas escolhas para esse retiro pessoal… assegurando que chegarão ao dia do casamento sem stress!
A sua votação: