Como se manterem organizados durante o planeamento do casamento

Álbum de fotografias

Muitas vezes é fácil perdermo-nos na organização do casamento. São tantos os detalhes, as ideias, os contactos, o stress… sendo por isso fundamental manterem-se organizados. Afinal o dia do casamento é uma série de eventos que necessitam de planeamento. Querem um casamento sem percalços? Então fica aqui a forma de o manterem organizado sem stress.

Preparem o cenário

Casamento à vista? Já sonharam com a igreja, com o vestido de noiva, com as alianças, com a excitação do dia e o quanto tudo vai ser maravilhoso. Tudo isto é deslumbrante, mas a realidade é que um casamento demora entre 30 a 100 horas a ser planeado, incluindo todos os detalhes necessários ao grande dia. Se não estiverem a pensar contratar um organizador de casamentos para se organizar por vocês, então saibam que a organização deve vir antes de tudo.

Durante o planeamento de um casamento podem-se passar horas a idealizar ou a procurar convites e cartões, a ver revistas, sites de casamento, livros, e tudo relacionado com o casamento. E se a vossa carreira não passa por serem organizadores de casamento, saibam que nesta fase terão de ser os melhores e os mais eficazes. Com isto não quer dizer que não apreciem o processo e todo o que existe quando se planeia um casamento de início ao fim.

Comprem um organizador de ideias

Quanto mais organizados e metódicos forem, menos stress e problemas surgirão. Para começar comprem um bom organizador de ideias (uma simples capa dossier de argolas personalizável), à venda por exemplo na Stapless. Esta capa servirá para colocar recortes, contactos, armazenar ideias, sugestões e tudo o resto que vai ajudar a organizar que se vai encontrando pelo caminho do planeamento. Este organizador servirá para andar sempre com vocês, sendo o melhor amigo durante o tempo do planeamento do casamento. Por isso certifiquem-se que compram um de boa qualidade, durável e certamente, bonito. O organizador deve ter uma boa espessura de pelo menos 10 centímetros.

Organizem o organizador

Não basta comprar o organizador, de seguida devem acrescentar separadores de cores distintas, de preferência em papel, para poderem escrever nos mesmos e dividir as secções.

Adicionem também separadores em plástico (micas), cerca de 25, para colocarem dentro todo o tipo de recortes ou de documentação que não dê para colocar de outra forma. Adicionem também micas especiais para armazenar cartões de contactos, pois como se encontrarão com diversos fornecedores, esta será uma forma de organizarem os seus cartões de contacto.  Por fim comprem post-it de diversas cores e formatos para colocarem marcadores nas secções que acharem convenientes.

Por fim, mas também com alguma importância, fará falta um bom conjunto de canetas coloridas, nem muito finas, nem muito grossas, para poderem organizar, dar realce, e escrever algumas notas no que forem organizando.

Agora que já têm tudo para se organizarem, está na hora de colocarem mãos à obra e de darem uso ao dossier de organização do casamento.

Dividam as secções principais

Planear não é apenas comprar o material, implica também estruturar ideias, e para um bom dossier de casamento será necessário dividir as secções corretamente, logo de início. Os elementos mais necessários nos quais deverão dividir o dossier do casamento são:

  • Orçamento
  • Espaço cerimónia
  • Espaço recepção
  • Convites e cartões
  • Flores e decoração
  • Música
  • Lembranças
  • Fotografia
  • Bolo de casamento
  • Alugueres
  • Lua-de-mel
  • Transporte
  • E tudo mais o que considerarem importante …

Por fim…

Em cada seleção coloquem uma mica especial para armazenar cartões dos fornecedores que contactem, ou com os quais pretendam fechar negócio, e também micas simples para armazenarem brochuras que possam receber em feiras ou de fornecedores que contactaram.

Finalmente não se esqueçam de recortar, imprimir e armazenar todas as ideias de inspiração e colocá-las neste dossier que também serve de inspiração. Desta forma sempre que forem visitar um fornecedor poderão levar o dossier convosco e mostrar o que pretendem concretamente que seja feito, afinal uma imagem vale mais que mil palavras.

Isto fará uma diferença enorme, na organização de todo o projeto do casamento, e por fim , será uma excelente recordação de toda esta fase.

A sua votação: