Erros que se devem evitar quando se sentam os convidados do casamento

As respostas aos convites estão a chegar, e está na altura de decidir onde sentar os convidados do casamento. Mas por onde começar? Apenas faz falta uma folha de papel, a ideia de como vão ficar posicionadas as mesas no espaço da recepção, o número de pessoas que se podem sentar por mesa e a lista dos convidados. Para sentar os convidados nos locais corretos, basta ter em mente que os convidados devem sentir-se o mais confortáveis possível para evitar problemas. Para isso, evitem diversos erros e sentem os vossos convidados de forma cordial para que todos se divirtam.

Placard ou cartões de escolta

A não ser que os convidados sejam mesmo muito poucos, um esquema para sentar as pessoas é necessário. Quer seja porque facilita tudo, quer seja porque as pessoas assim o esperam. Podem optar por um placard ou por cartões de escolta colocados por ordem alfabética e, em caso de preferirem, podem optar por pessoas que levam os convidados até à sua mesa de acordo com o esquema da sala.

Como sentar

Normalmente a mesa dos noivos está de frente para os restantes convidados, e nas mesas perto dos noivos senta-se a família mais próxima. Na mesa dos noivos, os noivos sentam-se no centro e ao seu lado estão os padrinhos do casamento e seus pais.

Os homens e as mulheres sentam-se alternadamente.

Isto são apenas as tradições, porém, os noivos podem optar por uma mesa romântica exclusiva para eles, outros podem incluir outras pessoas na mesa de honra como os avós... 

Os erros mais comuns a evitar

A ideia base é que os convidados fiquem contentes por estarem sentados uns com os outros:

  • Não sentem uns pais na mesa dos noivos e outros noutra mesa, incluindo os avós.
  • Não distribuam pelas mesas os convidados que não se conhecem.
  • Não deixem de contratar uma pessoa para cuidar da mesa das crianças.
  • Não tentem fazer casais com os pares solteiros, disponham as pessoas com quem elas se sentem melhor.
  • Não desconsiderem as personalidades dos convidados e interesses quando estiverem a distribuir os convidados pelas mesas.

Logo que tenham um esquema pronto, se acharem necessário, peçam ajuda aos vossos pais para darem a sua opinião sobre os familiares. 

A sua votação: