O que fazer depois do pedido de casamento

Pedido de casamento

O pedido de casamento aconteceu! Foi um lindo momento a não esquecer, mas e agora, a quem e como contar e o que fazer e planear depois desta boa nova?

Partilhe as boas notícias

Se já existem filhos de outras relações anteriores, estes devem ser os primeiros a saber.

De seguida, os pais dos noivos são as pessoas a quem devem contar em primeiro lugar. Depois vem o resto da família e amigos. Não tem de ser comunicado pessoalmente, pode ser por telefone, mas nem os pais nem os filhos de uma relação anterior ou até da atual devem saber depois de outra pessoa qualquer.

Se por acaso um dos elementos do casal ainda não concluiu um processo de divórcio, então devem esperar para anunciar o casamento apenas depois do processo de divórcio terminar. E claro, apenas coloquem a boa nova no Facebook ou Twitter depois das pessoas mais próximas saberem!

Está na hora de conhecerem os pais

Estar noivo ou noiva significa que a relação passa a ser mais formal e, claro, está na hora de conhecerem formalmente os pais um do outro. É preciso que este momento seja um momento positivo e cheio de esperança no futuro. É importante que se mantenha uma relação positiva com os sogros, por muitos defeitos que se possam apontar, afinal eles são pais de uma das pessoas que mais se gosta e isso é muito importante. A tradição dita que os pais do noivo entrem em contacto com a noiva e convidem os pais dela para um jantar. Porém, hoje em dia este primeiro passo pode ser perfeitamente dado pelos pais da noiva.

Fazer a lista de casamento e o orçamento

O orçamento é o valor que têm disponível para gastar na festa do casamento. Porém, o orçamento de nada serve se não tiverem uma ideia do número de convidados. A melhor forma de poupar num casamento é cortar na lista dos convidados. Se pretenderem um casamento mais luxuoso, e o orçamento é limitado, poderão ter de cortar na lista dos convidados, ou nos detalhes do casamento.

Escolher a data do casamento

A altura do ano na qual pretendem celebrar o casamento é algo que devem ter também em consideração, porque um casamento no Inverno não é o mesmo que um casamento no Verão. A altura mais popular para celebrar o casamento é na Primavera e Verão, por isso, os espaços e serviços para casamento são mais dispendiosos e mais difíceis de conseguir nestas alturas. Devem pensar se pretendem um casamento fora de portas ou um casamento dentro de portas; se pretendem um casamento com sol, ou um acolhedor no Inverno... Não se esqueçam de levar em conta se vão ter convidados a viajar para estarem presentes no dia do casamento, porque se sim, convém que coincida com as férias deles.  

Planeiem em conjunto

Para que um casal de noivos se sinta capaz de elaborar um projeto de casamento, devem pensar que este é um bom projeto que podem resolver em conjunto e qual a melhor forma de lidarem com isso. Um planeamento do casamento implica por vezes decisões mais difíceis que devem ser tomadas em conjunto pelos noivos, e sempre tendo em conta o compromisso, comunicação e diversão.

A sua votação: