Roupa e fatos para o noivo

Fato de noivo

Tal como a noiva, o noivo também direito ao seu momento de glória e como tal também deve estar no seu melhor. Se a noiva é a princesa da festa o noivo é o príncipe, e como tal deverá corresponder às expectativas.

Da mesma forma que a noiva deve escolher o vestido de noiva, também o noivo deverá seleccionar a sua roupa de acordo com o tipo de cerimónia e de formalidade que o casamento pretenda ter.

  • Se o casamento for um casamento formal e se a cerimónia acontecer da parte da tarde, o noivo deverá usar um smoking.
  • Se o casamento for um casamento formal, da parte da manhã, o noivo deverá usar um fraque com calças riscadas.
  • Se a cerimónia de casamento acontecer da ao fim da tarde, e formal, o noivo deverá usar um smoking escuro de lapelas acetinadas.
  • O fato do noivo poderá ser de diversos tons: a cor do fato deve variar de acordo com a luminosidade diária, ou seja: de manhã mais claro, à noite escuro.
  • O fato do noivo deve estar de acordo com a formalidade ou extravagância do vestido da noiva. Não faz sentido ter um noivo de fraque e uma noiva com vestido de cocktail. Um fraque requer um vestido comprido e bastante formal.
  • Idealmente, o noivo deverá coordenar o seu fato com o do padrinho e com os pais dos noivos. Os fatos não tem de ser iguais, mas se optar por um smoking preto de lapelas acetinadas, convém que os convidados especialmente os de honra – usem o mesmo tipo de vestuário.
  • Num casamento de Inverno as cores do fato deverão ser mais escuras, e num casamento de Verão as cores do fato do noivo deverão ser mais claras. Os tecidos também variam, um tecido de um fato de Inverno não deve ser o mesmo de um fato de Verão.

Caso não seja importante manter o fato para a posterioridade ou não vá ter futuro uso, pode sempre optar por alugá-lo. Usualmente o padrinho fica encarregue de devolver os fatos alugados à loja.

A sua votação: