Usar véu ou não usar, eis a questão

Desde antigos tempos que o véu faz parte da cerimónia de casamento. Já na antiga Roma o véu era usado com o intuito de afastar os maus espíritos da noiva. Hoje em dia, o véu é um acessório da noiva, que pode ser usado ou não, tudo dependerá do tipo de casamento e da imagem que tenha idealizado.

Os véus podem ser compridos ou curtos, podem cobrir a face ou não, ou podem nem sequer ser usados, está num dilema? Vamos ajudar.

Opção: Não usar véu

O véu pode ser uma peça que não se adequa ao local do casamento ou ao vestido da noiva. Por exemplo, para um casamento no campo ou no exterior, pode ser aconselhado não usar véu, porque a probabilidade de se prender em algo, ou de esvoaçar com o vento é maior. Por outro lado, o véu é mais um acessório com o qual se terá de preocupar durante a cerimónia, e se não gosta de ter um aspeto mais complicado, usar ainda mais um acessório pode não ser aconselhado. Uma noiva deve estar confortável para que o dia do casamento seja aproveitado ao máximo, e por vezes o véu não se enquadra nesse perfil. Sendo assim, quem decide se deve ou vai usar um véu no casamento é você.

Opção: Usar véu

Mesmo que já tenha decido não usar véu, pense um pouco melhor, pois poderá encontrar um motivo para usar um no seu casamento, antes de tomar a decisão final. Pode começar por pensar: quantas hipóteses existem para usar um véu na vida?

Nos dias de hoje, o véu de noiva existe não apenas no formato tradicional com diversos comprimentos, mas também em formatos mais modernos, que podem complementar a imagem da noiva de forma bem elegante.

Um véu de comprimento de cotovelo, preso com uma peça simples ao penteado, fica bem em qualquer noiva, mesmo que estejamos a falar de um casamento mais casual.

Se está a pensar em casar no exterior ou na praia, expondo-se ao vento e à humidade, usar um véu pode não ser a melhor opção. Mas para tudo existe remédio: ao optar por um véu mais comprido (o qual pode controlar), ou por um véu médio (mas com peso na ponta para que não esvoace tanto, senão estará sempre a enrolar-se na sua face) estará a salvaguardar os problemas que a preocupam.  Um véu de gaiola também pode ser uma opção elegante e moderna.

Se não deseja cobrir a face, existem inúmeros véus que não cobrem a face, véus que apenas são feitos para colocar na parte de trás da cabeça, sendo presos no cabelo.

Se está preocupada com o facto de ter de usar o véu durante a recepção do casamento, deixe-se disso, porque a maioria dos véus são removidos depois da cerimónia. Poderá substituí-lo por outra peça para o cabelo, ou não usar nada, exibindo assim o seu penteado de noiva.

Se pretende usar uma flor ou outra peça para adornar o penteado, pode optar por conjugar a peça como acessório do véu. Dessa forma, basta escolher um véu que combine com o adorno. Mais tarde, pode remover o véu e permanecer apenas com o adorno do penteado.

Quer decida usar véu no casamento, ou não, faça-o de acordo com o seu sonho e que este faça parte de um conjunto de peças que a deixam confortável durante o dia do seu casamento.

Exemplos de alguns véus de noiva:

 

A sua votação: